sexta-feira, 26 junho , 2026

Caminhoneiros, militares, coisas inteligentes, coisas estúpidas

O deslocamento de mercadorias, as essenciais sobretudo, é questão de segurança nacional para qualquer país. É impensável a vida social urbanizada sem o devido abastecimento de combustível, comida, remédios etc.

Às maneiras de deslocar bens dá-se o nome de modal. Os modais de transporte são o ferroviário, o rodoviário, o hidroviário, o dutoviário e o aeroviário. A geografia do país indica o modal apropriado; o nosso seria o ferroviário.

Nesse aspecto, quem, no clima da “greve dos caminhoneiros”, clama pela “volta dos militares” como solução do problema, batalha em grave equívoco. Os militares são os responsáveis pelo desmonte das ferrovias no Brasil.

É verdade que Juscelino Kubitschek, no afã de modernizar a nação, incentivou a indústria automobilística, logo, as estradas. Mas JK não desatinou como os militares, que desmantelaram ferrovias em pleno funcionamento.

Resultado: o Brasil é o único país de dimensão continental que “escolheu” o modal de transportes rodoviário para realizar prioritariamente o transporte de longa distância e o suprimento urbano de mercadorias, essenciais ou não.

Os militares, aliás, não nos deixaram apenas essa triste “herança”. Além da violência institucionalizada para sustentar uma ordem não advinda da paz democrática, mas da repressão policial, os militares foram extremamente corruptos.

Por exemplo: “Ditadura abafou apuração de corrupção, revela documento. Papéis britânicos detalham como o Brasil chegou a abrir mão de indenização por compra superfaturada de navios” (Daniel Buarque, FSP, 02jun18).

São documentos do Reino Unido; a investigação era de superfaturamento de R$15 milhões; os fatos ocorreram nos governos Médici e Geisel. E não se vá dizer que a Inglaterra compunha uma “organização comunista”.

Pode-se afirmar com o testemunho da História: os militares não tinham legitimidade, assassinaram oponentes, roubaram e foram incompetentes inclusive no planejamento geopolítico estratégico, coisa de que tanto se orgulhavam.

Resultado: a logística do transporte no território brasileiro apresenta predominância de rodovias. “Em 2009, segundo a Confederação Nacional de Transportes, 61,1% de toda a carga transportada no Brasil usou o sistema modal rodoviário”.

Apenas 21,0% passaram por ferrovias. Pelas hidrovias e terminais portuários fluviais e marítimos (não obstante a navegabilidade de nossos rios e a nossa tranquila, imensa e habitada costa), somente 14,0% (http://bit.do/ek3ey).

Dependemos, pois, de caminhões. Se pensarmos que o transportado por ferrovia ou água necessita de caminhões para alcançar os pontos finais, somos completamente dependentes de caminhões no longo e no curto percurso.

Caminhões dependem de diesel. O item diesel, pela média dos dados disponíveis na internet, fica em torno de 45% do custo do caminhão utilizado no transporte. O custo diesel, portanto, é decisivo para o caminhoneiro.

O Governo Temer (Temer, o sócio de Lula e Dilma) além dos seus problemas de vício de origem, foi acuado pelo Ministério Público por denúncias de corrupção. Não pôde governar. Não obstante, começou tentando salvar a Petrobras.

O petismo saqueou a empresa: “Petrobras teve prejuízo líquido de R$ 14,824 bilhões em 2016. Em 2015, a estatal registrou prejuízo recorde de R$ 34,8 bilhões. Em 2014, as perdas somaram R$ 21,6 bilhões” (http://bit.do/ek3j3).

O esforço de recuperar a estatal era legítimo, mas, lamentavelmente, restringiu-se ao aspecto contábil, desconsiderando o peso relativo do diesel no custo do sistema de abastecimento nacional, feito sobre pneus de caminhões.

A gestão governamental de logística para o transporte de cargas não pode deixar o preço do combustível de caminhão ao sabor do mercado, mas haverá de administrá-lo como um produto-insumo a ser politicamente sopesado.

A “crise” talvez nos traga um estadista com a responsabilidade inteligente de recompor nossos modais de transporte. Um político que entenda que depender das oscilações de preço do petróleo é entregar-nos à insegurança.

Meu temor é que o sectarismo vigente nos cinja a demagogos ou autoritários corruptos para governar a recomposição do nosso histórico descaso com políticas de transporte e abastecimento. Seria repetir erros. Seria uma estupidez.

Continue lendo

Lula visita estaleiros de Itajaí e Navegantes para acompanhar obras do Programa Mar Aberto

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumpre agenda em Santa Catarina nesta sexta-feira (26), com visita aos estaleiros Detroit Brasil,...

Mirante 12: o empreendimento que resgatou a história da Serra do Doze e virou referência no turismo de Lauro Müller 

 Em sete anos, o espaço cresceu de um quiosque de madeira para um complexo com tirolesa, balanço radical, asa delta e eventos que reúnem...

Copa 2026: rodada desta sexta define classificados e líderes dos grupos G, H e I

A Copa do Mundo 2026 encerra nesta sexta-feira (26) a fase de grupos das chaves G, H e I. Seis partidas movimentam o dia,...

Motociclista fica ferido após colidir com trem em passagem de nível em Tubarão

IMAGEM IA, Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos Um motociclista ficou ferido após colidir com uma composição da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) na manhã desta...

PM registra seis ocorrências relevantes em 24 horas no Sul de Santa Catarina

FOTO PMSC Divulgação Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) atendeu 97 ocorrências entre as 7h de quinta-feira (25) e...

Frio perde força durante a tarde, mas amanhecer segue gelado no Sul de Santa Catarina

FOTO Notisul TEMPO DE LEITURA: 3 minutos A sexta-feira (26) será marcada por tempo firme e predomínio de sol em todo o Sul de Santa Catarina....

Horóscopo de hoje: confira a previsão para os 12 signos nesta sexta-feira (26)

IMAGEM Notisul TEMPO DE LEITURA: 5 minutos O Sol segue em Câncer e a Lua transita por Escorpião, formando uma combinação que favorece a sensibilidade, a...

Mirante 12 resgata a história da Serra do Doze e se consolida como referência turística em Lauro Müller

FOTO UNITVSC Divulgação Notisul Quem percorre a Serra do Rio do Rastro dificilmente passa pelo Mirante 12 sem fazer uma parada. Localizado às margens da...